terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A BOA E NOVA CULINÁRIA SAUDÁVEL

Já foi o tempo em que as pessoas faziam fritura em casa. Hoje isso é raro na maioria dos lares brasileiros.

Lembro de ver rostos horrorizados quando, no meio de uma consulta, eu sugeria que a casa não tivesse mais óleo. E quando eu contava que nem no feijão ou no arroz eu usava gordura, me sentia uma extraterrestre com os olhares que recebia.

Aos poucos, vejo que isso modificou bastante. Talvez a grande mudança tenha se dado pela necessidade de retirar excessos da alimentação, por questões de saúde, de exames sanguíneos alterados e coisas do tipo. Mas tudo bem, de quebra a culinária light e saudável está, devagarzinho, entrando na intimidade das pessoas. E o que é melhor, não como intrusa, mas sim como convidada.

É impressionante como uma pessoa perde peso quando retira a fritura das refeições. Sem falar que ao aquecermos demais os óleos e azeites, temos como resultado uma gordura ruim para a saúde. Isso quer dizer que o bom e saudável é mesmo adicionar o azeite na hora de comer e não no momento de preparar os alimentos.

Durante toda essa semana, postarei aqui no blog materiais sobre esse assunto, assim como dicas e receitas.

Adoraria receber sugestões e dúvidas de todos.

Saúde e boa semana,

Cristina Menna Barreto

CRN13347

Um comentário:

  1. Nossa, eu estou impressionada com seu trabalho. É muito importante a divulgação que vc faz e nos ajuda a mudar os hábitos alimentares. Como vc pediu, gostaria de receitas para variar o cardápio. Há 3 anos eu como carne cozida, bife, frango ou carne de sol, até linguiça eu já enjoei. O que vc sugere para mudar meu cardápio?

    ResponderExcluir